O Territoriando

Artigos

Home » Artigos » 5 destinos goianos para fugir do óbvio e se conectar com a natureza

5 destinos goianos para fugir do óbvio e se conectar com a natureza

O estado de Goiás é um verdadeiro oásis no quesito natureza. Saia do óbvio e vem com a gente desbravar esses cinco achadinhos goianos para você curtir a natureza na maior vibe!

O estado de Goiás é um verdadeiro oásis no quesito natureza. Muitos destinos goianos são para pessoas que amam esse contato com cachoeiras, grutas, trilhas e rios. O turismo de aventura e o ecoturismo têm chamado bastante a atenção dos visitantes que vêm a Goiás e dos próprios goianos, mas também não é para menos, né! Com tanta beleza por aqui, é natural essa atração.

Mas hoje nós vamos falar de cinco cidades que saem um pouco do lado A dos destinos goianos de ecoturismo. Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis e cidade de Goiás, obviamente, têm lá seus méritos, mas você sabe o que pode encontrar em Chapadão do Céu? E a Vila Propício? Já ouviu falar?

Pois é, saia do óbvio e vem com a gente desbravar esses cinco achadinhos goianos para você curtir a natureza na maior vibe!

1 – Mambaí

Mambaí é um pequeno destino de Goiás situado quase na divisa com a Bahia. Fica a 511Km de Goiânia e a 308 de Brasília. Com pouco mais de 7 mil habitantes, Mambaí encanta pela beleza natural.  São diversas cachoeiras, lagos, cânions e um conjunto de cavernas único, inserido nos calcários do Grupo Bambuí.

Poço Azul

Uma trilha de cerca de 4Km te leva a esse poço, que é uma verdadeira obra de arte da natureza.

Cachoeira do Funil

O rio, que forma a queda de 20 metros, deságua dentro de uma caverna dando origem ao nome funil. A trilha é curta e a cachoeira não é apta para banho, e sim para rapel e pêndulo.

 

2- Chapadão do Céu

Chapadão do Céu fica a 480Km de Goiânia, quase na divisa com Mato Grosso. É o destino goiano que fica mais próximo do Parque Nacional das Emas, onde ocorre o famoso fenômeno da bioluminescência. Em Chapadão, você desfruta de cachoeiras, rios, além da divertida descida de boia pelo Rio Formoso.

Parque Nacional das Emas

O Parque Nacional das Emas é a maior área preservada do cerrado em todo o mundo. Lá você observa a fauna e flora, faz passeio de bote, boia cross, ciclismo ou passeia no carro safári.

Bioluminescência

O fenômeno da bioluminescência é a emissão de luz por organismos vivos. No Parque, os vagalumes depositam ovos nos cupinzeiros e, enquanto larvas, eles emitem luzes e criam um belo cenário à noite.

 

3- Vila Propício

Destino goiano a 200 km de Goiânia e também de Brasília. Nesse lugar está o segundo maior complexo de cavernas da região Centro-Oeste, com mais de 50 cavernas e grutas.

Lago Azul

Caverna Tubarão

4 – Baliza

Baliza é provavelmente o menor município goiano, com pouco mais de 3 mil habitantes. Situada a 418 km de Goiânia e a 630 de Brasília, é o destino goiano que só é pequeno em extensão, mas gigante em belezas naturais.

Salto do Paraguassú

Nada menos que 94 metros de queda livre formando um belo poço que dá para ser acessado por caiaque.

Canions do Rio Araguaia

Os cânions de Baliza desenvolvem-se em meio a paredões de pedra de aproximadamente 6 metros de altura.

5- Minaçu

Minaçu é um destino goiano que fica a cerca de 500 Km de Goiânia e conta com praias, cachoeiras e grutas. Em Minaçu está localizada a maior mina de amianto do Brasil e a terceira do mundo. Como atrativos, a cidade oferece grutas, cachoeiras, além dos famosos lagos Serra da Mesa e Cana Brava.

Praia do Sol – Lago Cana Brava

Situada no meio da cidade, a Praia do Sol é ótima opção para quem não quer sair da cidade. Lá uma infraestrutura de bares, quiosques, além da prática de esportes aguardam por você.

Lago Serra da Mesa

O Lago de Serra da Mesa é o quinto maior lago do Brasil. Formado principalmente pelos rios Tocantins, rio das Almas e Maranhão, tornou-se uma das melhores regiões para pesca esportiva. Suas águas são alcalinas, dificultando assim a proliferação de mosquitos, pernilongos e mutucas, tornando esportes aquáticos viáveis.

 

Fique sempre de olho aqui no nosso blog! O Territoriando está sempre trazendo as melhores dicas para as mais incríveis trips!

Acompanhe a gente também nas nossas mídias: Facebook, Instagram e Youtube!

INDIQUE

O destino que você sugerir pode ser o próximo a ser submetido para votação.

WhatsApp